Jornal Estado de Minas

Putin inaugura linha férrea que liga o continente russo à Crimeia

O presidente russo Vladimir Putin inaugurou nesta segunda-feira a ferrovia que liga a Rússia continental à península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014 às custas da Ucrânia.

"É um evento agradável e muito importante para Crimeia (...), para o sul da Rússia e para todo o nosso país", afirmou Putin durante a cerimônia de abertura.



Em um tom muito diferente, a União Europeia denunciou "uma nova violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia pela Rússia".

"A ligação ferroviária é mais um passo para uma integração forçada da península ilegalmente anexada pela Rússia e para o isolamento da Crimeia da Ucrânia, da qual continua a fazer parte", afirmou o porta-voz do chefe europeu de Relações Exteriores da Europa, Josep Borrell.

A UE acrescentou que a conexão ferroviária exige uma ponte que "restrinja a passagem de navios pelo estreito de Kerch até os portos ucranianos no mar de Azov".

Putin fez a primeira travessia da ponte de 19 quilômetros, na cabine da locomotiva, junto com o motorista do trem.

A seção de rodovia da ponte abriu em maio de 2018, quando Putin atravessou o estreito atrás do volante de um caminhão.

A construção da ponte ficou a cargo da empresa do bilionário Arkadi Rotenberg, parceiro de judô de Putin.

A Rússia anexou a península da Crimeia em março de 2014 após um referendo rejeitado por Kiev e o Ocidente. Essa anexação foi seguida por um conflito entre as forças separatistas ucranianas e pró-russas, ainda em andamento, que deixaram mais de 13.000 mortos.