(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Por 'concorrência desleal', Colômbia determina suspensão da plataforma Uber

A Superintendência da Indústria e Comércio ordenou que a empresa cesse 'imediatamente os atos de concorrência desleal declarados e que se executam usando o aplicativo 'Uber'


postado em 20/12/2019 21:37 / atualizado em 20/12/2019 21:44

A determinação, em primeira instância e passível de recurso, foi notificada após uma demanda dos taxistas contra a Uber(foto: Juan BARRETO / AFP )
A determinação, em primeira instância e passível de recurso, foi notificada após uma demanda dos taxistas contra a Uber (foto: Juan BARRETO / AFP )
A plataforma Uber terá que suspender suas atividades na Colômbia devido a concorrência desleal e fornecer irregularmente o serviço de transporte público individual, anunciou nesta sexta-feira a autoridade de mercado e comércio.


A Superintendência da Indústria e Comércio ordenou que a empresa cesse "imediatamente (...) os atos de concorrência desleal declarados e que se executam usando o aplicativo 'Uber'".


Também ordenou "que o uso do conteúdo, acesso e prestação do serviço de transporte individual de passageiros seja interrompido imediatamente".


Os "efeitos (da medida) são de imediato cumprimento", acrescentou.


A determinação, em primeira instância e passível de recurso, foi notificada após uma demanda dos taxistas contra a Uber, a quem acusam de prestar seu serviço irregularmente em violação às regras que regem o mercado e de "desvio da clientela".


A operação da Uber como aplicativo digital foi permitida pelo Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações, embora a prestação do serviço de transporte de veículo com motorista (VTC) seja ilegal.


A empresa americana tem mais de 88 mil motoristas em várias cidades da Colômbia e diz que mobiliza dois milhões de usuários por mês.


A Uber chegou à Colômbia em 2013 e, desde então, outros aplicativos com serviços semelhantes foram adicionados, diante da rejeição de sindicatos de motoristas e proprietários de táxis, que protestaram nas ruas contra seus concorrentes.



 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)