(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento ucraniano prolonga status especial de territórios controlados por separatistas


postado em 12/12/2019 12:25

O parlamento ucraniano aprovou nesta quinta-feira o prolongamento por um ano do status especial de semi-autonomia aos territórios controlados pelos separatistas pró-russos, na tentativa de diminuir o conflito.

Os deputados deram luz verde ao acordo selado esta semana em Paris pelos líderes da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha sobre o status das regiões de Donetsk e Lugansk.

No entanto, a opinião pública ucraniana é contrária, pois considera que concede excessivas concessões aos separatistas apoiados pela Rússia.

Na segunda-feira, o presidente russo Vladimir Putin e seu colega ucraniano, Volodimir Zelenski, encontraram-se pela primeira vez pessoalmente em Paris.

Na cúpula de quatro dias, mediada pelo presidente francês Emmanuel Macron, e na qual a chanceler alemã Angela Merkel também participou, várias medidas foram acordadas para diminuir o conflito no leste da Ucrânia.

Mais de 13.000 pessoas morreram e 1 milhão deixou suas casas desde que milícias pró-Rússia declararam a independência no leste da Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)