(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro espera que a Argentina dê certo com Fernández


postado em 10/12/2019 15:55

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (10) que espera que a Argentina "dê certo" com seu novo presidente, Alberto Fernández, com quem mantém uma forte disputa ideológica.

"Estou torcendo para a Argentina dê certo. Se bem que os números dizem que vão ter mais dificuldade do que nós", disse Bolsonaro, depois de deixar sua residência oficial em Brasília.

O presidente disse ainda que o partido do ex-presidente Mauricio Macri, a quem ele apoiou na campanha eleitoral, conseguiu uma "grande bancada" no Congresso e, portanto, o governo de centro-esquerda de Fernández "terá problemas para impor sua política".

Bolsonaro não parabenizou Fernández após sua vitória eleitoral em outubro e alertou desde o início que não compareceria à sua posse, e que o Brasil enviaria apenas um ministro ou o embaixador em Buenos Aires.

Mas, no último minuto, ele decidiu enviar o vice-presidente Hamilton Mourão "para avaliar o relacionamento com a Argentina, especialmente em aspectos comerciais", disse o porta-voz presidencial na segunda-feira.

"Não queremos brigar com ninguém, queremos fazer comércio com o mundo todo. Não queremos brigar com a Argentina", disse o próprio Bolsonaro nesta terça.

A Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil e o primeiro importador de produtos industriais brasileiros.

O Brasil, por outro lado, é o principal parceiro comercial da Argentina.

Falando ao jornal O Globo, em Buenos Aires, Mourão disse que os dois países "precisam se ajudar".

E explicou a interdependência entre os dois países, afirmando que muitos dos objetivos econômicos do governo brasileiro não poderão ser alcançados este ano devido à "crise que a Argentina está passando".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)