"FrogPhone", o telefone que permite que cientistas liguem para rãs

postado em 09/12/2019 12:19

Como monitorar as rãs à distância? Com apenas um telefonema, respondem investigadores que criaram um "FrogPhone", que permite captar o som dos anfíbios em tempo real, segundo um estudo publicado na Methods in Ecology and Evolution.

"Este novo dispositivo permite 'telefonar' para um lugar onde vivem rãs, o tempo todo e de qualquer lugar", explica à AFP Adrián Garrido Sanchís, da University of New South Wales, na Austrália, coautor do estudo.

Essas observações acústicas à distância permitem aos investigadores determinarem a densidade das diferentes espécies em um lugar determinado e medir seu nível de conservação.

O dispositivo, que funciona com energia solar e utiliza as redes 3G e 4G, faz inventários acústicos à distância (por telefone) e, ao mesmo tempo, colhe dados ambientais, como a temperatura da água e do ar (transmitidas por SMS).

Para observações noturnas (quando as rãs são mais ativas), os pesquisadores podem agendar suas ligações com o FrogPhone com antecedência, para serem gravadas e analisadas posteriormente.

As rãs, com algumas de suas espécies em risco de extinção, sofrem diretamente com as mudanças climáticas, a destruição de seu habitat e o declínio de insetos.

Segundo os cientistas, o FrogPhone foi testado "com sucesso" de agosto de 2017 a março de 2018.