Jornal Estado de Minas

INTERNACIONAL

Reddit bane contas por suspeita de interferência russa nas eleições da Inglaterra

O Reddit anunciou neste sábado, 7, que baniu 61 contas suspeitas de vazar documentos confidenciais do governo britânico sobre o Brexit, como é chamado o processo de separação do Reino Unido da União Europeia. Segundo a empresa, os documentos teriam sido vazados "como parte de uma campanha que teria se originado na Rússia."

A rede social passou a investigar os vazamentos depois que os documentos se tornaram públicos durante a campanha para as eleições gerais do Reino Unido, que acontecem na próxima quinta-feira, 12. O governo britânico não questionou a autenticidade das informações.

Os documentos vazados foram usados pela oposição da Inglaterra para acusar o primeiro-ministro conservador, Boris Johnson, de buscar um acordo pós-Brexit com os Estados Unidos que elevaria o custo de remédios e colocaria em perigo o sistema de saúde pública do Reino Unido. O tema se tornou um ponto central da disputa eleitoral.

A ideia de que a Rússia possa estar interferindo nas eleições já havia surgido antes. Críticos questionam o governo britânico por não liberar um relatório do Comitê de Inteligência do Parlamento sobre tentativas de interferência anteriores por parte do país.

À BBC, a Secretária de Cultura do Reino Unido disse que o governo está "procurando e monitorando" tudo que possa sugerir uma interferência nas eleições do país. "Aqueles que entendem sobre isso dizem que parece ter todas as marcas de uma forma de interferência", afirmou.

Já líder trabalhista Jeremy Corbyn, principal opositor de Johnson, classificou o caso como um "avançado estágio de teorias da conspiração do primeiro-ministro", durante um evento de campanha no País de Gales.