(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo da Colômbia negociará diretamente com líderes dos protestos


postado em 02/12/2019 21:01

O governo do presidente Iván Duque aceitou nesta segunda-feira dialogar diretamente com os líderes dos protestos na Colômbia, que há doze dias agitam as ruas do país, mas pediu que seja suspensa a manifestação convocada para a próxima quarta-feira.

"Estamos hoje dispostos e prontos para nos sentar esta tarde ou amanhã para discutir" sua agenda de exigências, disse à imprensa Diego Molano, coordenador dos diálogos propostos por Duque para deter a onda de protestos.

O funcionário pediu a suspensão da passeata convocada para o dia 4 de dezembro, para reduzir os "efeitos econômicos" da greve sobre o comércio antes do Natal.

"Afirmamos ao Comitê Nacional de Greve que o governo e o presidente Duque têm toda a disposição para o diálogo, sem ultimatos e pressões, pelo bem da Colômbia".

"O Comitê Nacional de Greve tem toda a vontade" de negociar, "mas com uma metodologia clara, garantias e uma agenda temática envolvendo o que motivou a greve de 21 de novembro", escreveu no Twitter Diógenes Orjuela, presidente da Central Única dos Trabalhadores.

"Dizemos ao governo para não impor condições. Estão condicionando à suspensão da greve de 4 (de dezembro), e este ponto não podemos aceitar".

O Comitê já propôs ao governo uma agenda de discussões em torno das múltiplas exigências dos manifestantes, incluindo a adoção "integral" do acordo de paz firmado em 2016 com os rebeldes das FARC, o combate à corrupção, uma melhor política de segurança e o fim dos assassinatos de ativistas de direitos humanos, líderes sociais e ex-guerrilheiros.

Desde 21 de novembro, milhares de pessoas se mobilizam, quase diariamente, em diferentes cidades da Colômbia, na maior onda de protestos no país desde os anos setenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)