(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China acusa ONU de ingerência 'inapropriada' por crise em Hong Kong


postado em 30/11/2019 20:49

A China acusou, neste sábado, a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, de ingerência "inapropriada" em seus assuntos internos, depois de que ela pediu a investigação de um possível uso excessivo da força em Hong Kong por parte da polícia.

Em um comunicado, a missão chinesa ante a ONU em Genebra afirmou que um artigo escrito por Bachelet e publicado no South China Morning Post sobre esse tema é "errôneo" e "viola os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas".

O artigo contém "comentários inapropriados sobre a situação na região administrativa especial de Hong Kong [...] [e] interfere nos assuntos internos da China", aponta o comunicado de Pequim.

A China expressou "observações apoiadas" ante o escritório das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos de Genebra.

Em seu artigo, publicado neste sábado, Bachelet insta as autoridades de Hong Kong a realizarem uma "investigação verdadeiramente independente e imparcial dirigida por um juiz sobre as informações sobre um uso excessivo da força por parte da polícia".

Há meses Hong Kong é palco de protestos contra uma crescente ingerência de Pequim nas liberdades da região semiautônoma, denunciam os manifestantes.

Ocorreram violentos confrontos entre manifestantes e a polícia, e os participantes das marchas pedem que a polícia preste contas sobre sua atuação e que sejam realizadas eleições livres.

A China nega querer interferir nas liberdades de Hong Kong e afirma que as manifestações dessa região seriam urdidas do exterior para desestabilizar o governo de Pequim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)