(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Países da Otan concordam que Washington pague menos no orçamento da Aliança


postado em 28/11/2019 12:07

Os países-membros da Otan chegaram a um acordo que permite aos Estados Unidos reduzir sua contribuição ao orçamento de funcionamento da Aliança, mas a França se nega a participar no esforço solicitado, anunciaram nesta quinta-feira responsáveis da Aliança.

Os Estados Unidos pagam atualmente 22,1% do orçamento da Otan - que ultrapassa 2,5 bilhões de dólares (2,37 bilhões de euros) em 2019 - e a Alemanha 14,7%, segundo uma fórmula baseada no produto nacional bruto de cada país. A França aporta 10,5% do orçamento.

O acordo permite aos Estados Unidos reduzir sua contribuição em 16,35% do total. A Alemanha elevará a sua para o mesmo nível, e os demais aliados, com exceção da França, estão dispostos a pagar mais.

A recusa da França em aderir a este acordo obrigou os demais aliados a revisar a repartição do esforço, explicaram os responsáveis.

A repartição dos gastos militares será um tema controverso na cúpula, prevista para 3 e 4 de dezembro em Londres, já que os Estados Unidos consideram insuficientes os esforços realizados pelos demais aliados, afirmam as delegações europeias.

Os 29 países da OTAN se comprometeram em 2014 a aumentar seu gasto em defensa para 2% de seu PIB para 2024.

Oito países alcançaram essa meta em 2019: Estados Unidos, Grécia, Estônia, Lituânia, Letônia, Reino Unido, Romênia e Polônia. A França garante que a atingirá em 2025.

Já a Alemanha se compromete a alcançar "no início da década de 2030". Seu orçamento de defesa aumentou e espera-se que ascenda a 50,3 bilhões de euros em 2020, o que representa 1,42% de seu PIB.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)