(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresário libanês doa cartola e outros objetos de Hitler para fundação judaica


postado em 24/11/2019 11:19

Um empresário libanês que vive na Suíça decidiu doar a uma fundação israelense uma cartola e outros objetos pertencentes a Adolf Hitler comprados em um controverso leilão em Munique (sul da Alemanha).

Abdullah Chatila, que se tornou milionário graças ao comércio de diamantes e investimentos imobiliários em Genebra, disse ao semanário suíço Le Matin Dimanche que "quis comprar esses itens para que não fossem usados para fins de propaganda neonazista".

"Minha abordagem é totalmente apolítica e neutra", disse ele.

No leilão organizado na quarta-feira pela casa alemã Hermann Histórica, o empresário pagou cerca de 545.000 euros para adquirir 10 lotes, incluindo uma cartola de Hitler, sua caixa de charutos, sua máquina de escrever e uma edição de luxo de seu livro "Mein Kampf" com uma águia e uma suástica, que pertenceu ao líder nazista Hermann Goering.

"O populismo de direita e o antissemitismo estão avançando em toda a Europa e no mundo. Eu não queria que esses objetos caíssem em mãos erradas e fossem usados por pessoas com intenções desonestas", disse Chatila ao semanário suíço.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)