(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares protestam na França contra a violência contra as mulheres


postado em 23/11/2019 13:13

Milhares de pessoas participaram neste sábado (23) na França de uma série de passeatas pelo fim da violência contra as mulheres e o feminicídio, um problema que não para de crescer no país.

Em Paris, exibindo uma faixa União Nacional das Famílias Feminicídio (UNFF), várias pessoas exibiam fotos de um membro da família assassinada, numa manifestação que também ocorreu em outras cidades do país.

"Pensamos que será uma passeata histórica", disse uma das organizadoras, Caroline De Haas, antes do início da manifestação em Paris, convencida de que "o nível de consciência está mudando radicalmente".

Esta "maré violeta", devido à cor da luta feminista, pressiona o governo dois dias após o encerramento de uma ampla consulta sobre violência doméstica lançada no início de setembro para tentar controlar esse problema

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, acompanhado por uma dúzia de membros do governo, planeja anunciar medidas há muito aguardadas pelas associações.

"Já não conseguimos mais contar os casos em que os feminicídios poderiam ter sido evitados", escreveram os organizadores das manifestações deste sábado numa convocação publicada no Facebook.

Milhares de mulheres morrem a cada ano no mundo pelo simples fato de serem mulheres. Em 2017, o número de vítimas foi de 90.000, um número que representa uma praga que afeta países ricos e pobres, em guerra ou em paz, sem distinção.

Na França, pelo menos 116 mulheres foram assassinadas neste ano por seu parceiro ou ex-parceiro, segundo um levantamento da AFP. Em 2018, esse tágico número foi de 121, segundo dados do ministério do Interior.

Além disso, a violência doméstica atinge cerca de 220.000 francesas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)