(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China quer acordo com EUA, mas responderá em caso de guerra comercial


postado em 22/11/2019 05:49

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta sexta-feira (22) que seu país quer chegar a um acordo comercial inicial com os Estados Unidos, mas garantiu que não tem "medo" de responder em caso de uma guerra tarifária.

"Se necessário, responderemos, mas estamos trabalhando ativamente para tentar não ter uma guerra comercial", declarou Xi a ex-autoridades americanas e outros embaixadores estrangeiros em uma reunião em Pequim.

"Queremos trabalhar para um acordo inicial baseado no respeito mútuo e na igualdade", acrescentou.

Xi fez essas declarações dois dias depois que o presidente americano, Donald Trump, reclamou que a China não está fazendo concessões suficientes para chegar a um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo.

"Como sempre dissemos, não queremos começar uma guerra comercial, mas não temos medo", ressaltou o presidente chinês.

Em 11 de outubro, Trump anunciou um acordo de "primeira fase" que resolveria importantes reivindicações americanas sobre práticas comerciais e monetárias chinesas.

Mais de um mês depois, porém, os dois lados não parecem perto de finalizar o texto de um acordo.

A China insistiu numa reversão das tarifas existentes, ao que Trump disse não aceitar. As autoridades americanas querem que a China compre muitos produtos agrícolas dos Estados Unidos, algo que pode ser inviável para Pequim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)