(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA acaba com isenção de sanções contra usina nuclear de Fordo no Irã


postado em 18/11/2019 18:13

Os Estados Unidos suspenderão no mês que vem as isenções de sanções na usina nuclear Fordo do Irã, pela retomada das atividades de enriquecimento de urânio no local, disse nesta segunda-feira (18) o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo.

"O presidente (Hassan) Roani anunciou recentemente que o Irã começará as atividades de enriquecimento de urânio nas instalações de Fordo", disse Pompeo, em uma coletiva de imprensa. "Portanto, os Estados Unidos terminarão com a isenção de sanções relacionadas com a instalação nuclear em Fordo a partir de 15 de dezembro de 2019".

"O nível correto de enriquecimento de urânio no Estado que mais apoia o terrorismo mundial é zero", declarou Pompeo à imprensa.

Segundo ele, "não há nenhuma razão legítima que permita ao Irã retomar o enriquecimento nessa usina que antes era clandestina".

Depois de ter abandonado em maio de 2018 o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano assinado em 2015, a administração de Donald Trump restabeleceu todas as suas sanções econômicas contra o Irã e não deixou de endurecê-las desde então, em meio a uma campanha de pressão.

No entanto, discretamente, continuava renovando as isenções para três projetos do programa nuclear civil iraniano, entre eles o de Fordo.

Pompeo também criticou as autoridades iranianas pela reação às manifestações contra o aumento do preço da gasolina no país.

"O mundo observa", disse. "Os iranianos desfrutarão de um futuro melhor quando seu governo começar a respeitar os direitos humanos fundamentais, abandonar sua retórica revolucionária e sua política estrangeira desestabilizadora na região", declarou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)