(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder de partido islamita é eleito presidente do Parlamento tunisiano


postado em 13/11/2019 17:19

Rached Ghannouchi, líder histórico do partido de inspiração islamita Ennahdha, que liderou as legislativas de outubro na Tunísia, foi eleito nesta quarta (13) presidente do Parlamento, uma instituição-chave neste país de jovem democracia.

Ghannouchi, de 78 anos e líder do partido Ennahdha, obteve 123 votos de 217 para assumir a presidência da Assembleia, após um acordo com o partido liberal Qalb Tounes, do polêmico empresário Nabil Karoui, informaram à AFP várias fontes partidárias.

Karoui, derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 13 de outubro, tinha tentado se tornar baluarte contra o islamismo durante a campanha eleitoral e seu partido descartou qualquer acordo com a primeira força do Parlamento.

O Ennahdha conseguiu se situar em primeiro lugar nas legislativas, apresentando-se como ponta de lança dos ideais da revolução de 2011, prometendo romper com o passado, encarnado principalmente por Karoui, segundo este partido.

Mas apenas com um quarto dos assentos do Parlamento, o Ennahdha deve fazer concessões importantes para cumprir seus objetivos.

Ghannouchi foi um grande nome da oposição islamita durante a presidência de Habib Bourguiba e Zine El Abidine Ben Ali.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)