(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA treina aliados para 'proteger navegação no Golfo'


postado em 05/11/2019 22:31

Os Estados Unidos realizam uma série de manobras com seus aliados do Golfo para treiná-los na "proteção da navegação" nesta região estratégica para o tráfego marítimo e cenário de ataques a petroleiros que Washington atribui ao Irã.

Batizado de Exercício Marítimo Internacional (IMX, pelas siglas em inglês), a operação começou em 21 de outubro e está na sexta edição (a primeira foi realizada em 2012).

Participam desses exercícios cerca 5.000 militares, com 40 navios e 17 aviões de 50 países posicionados num trecho marítimo que separa o Irã das monarquias árabes aliadas dos Estados Unidos.

Após os ataques dos últimos meses contra petroleiros no Golfo, os Estados Unidos formaram uma coalizão marítima para proteger a navegação nessa região, essencial para o suprimento global de petróleo.

O governo americano, vários países ocidentais e a Arábia Saudita acusam o Irã de estar por trás desses ataques, o que Teerã nega.

O Bahrein, que abriga a quinta frota dos Estados Unidos, ingressou na coalizão em agosto. Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos aderiram em setembro.

No lado ocidental, o Reino Unido e a Austrália são os principais membros dessa coalizão que concordaram em fornecer navios de guerra para garantir a segurança da navegação no Golfo.

A maioria dos países europeus se recusou a participar, por medo de afetar seus esforços para salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano firmado em 2015 e enfraquecido desde a retirada dos Estados Unidos em 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)