(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 54 número de mortos em ataque 'terrorista' no Mali


postado em 01/11/2019 23:07

Pelo menos 53 soldados e um civil morreram nesta sexta-feira em um ataque perpetrado contra uma posição militar no nordeste do Mali, anunciou o exército, que classificou a ação de "terrorista".

"Após um ataque à posição da FAMA (as Forças Armadas do Mali) em Indelimane, equipes de resgate encontraram 54 corpos, um dos quais era civil", escreveu no Twitter o ministro da Comunicação do país, Yaya Sangare.

O "ataque terrorista" visou um posto militar em Indelimane, na região de Menaka.

Este ataque acontece um mês após a morte de 40 soldados em dois ataques jihadistas em 30 de setembro e em 1 de outubro, perto de Burkina Faso, país situado ao sul do Mali, segundo um responsável do Ministério da Defesa.

O ataque desta sexta-feira deixou "feridos e danos materiais" e "foram enviados reforços" à zona de Indelimane, segundo o exército.

O ataque não foi reivindicado até o momento.

O norte do Mali caiu nas mãos de grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda entre março e abril de 2012, aproveitando a derrota do exército em face da rebelião da maioria tuareg, inicialmente aliada a esses grupos e posteriormente separada.

Os jihadistas foram expulsos após o lançamento, em janeiro de 2013, de uma intervenção militar, por iniciativa da França, que continua ativa até hoje.

No entanto, a violência jihadista persiste e se espalha do norte para o centro do país, e em direção aos vizinhos Burkina Faso e Níger, muitas vezes se misturando com conflitos intercomunitários que deixaram centenas de mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)