Publicidade

Estado de Minas

Um dos foragidos mais procurados da Europa é preso na Espanha


postado em 29/10/2019 14:43

A polícia espanhola anunciou nesta terça-feira (29) a prisão de um dos fugitivos mais procurados pela Europol, Cihan Guzel, condenado por uma tentativa espetacular de assalto com explosivos em abril de 2013 - de acordo com nota divulgada pelo Ministério do Interior.

Este turco-belga de 34 anos foi detido e posto sob liberdade provisória em Luxemburgo em 2014. Fugiu, após ser sentenciado a 22 anos de prisão, informou a administração judicial de Luxemburgo à AFP.

"Cihan Guzel se encontra foragido desde o final de janeiro de 2018", afirma um comunicado divulgado pela Procuradoria Geral de Luxemburgo.

Com a ajuda das autoridades belga e luxemburguesa, a polícia nacional espanhola prendeu em Marbella, na costa do Mediterrâneo, o fugitivo mais procurado em Luxemburgo e que também apareceu na lista dos "mais procurados na Europa", relata o Ministério do Interior espanhol.

Com outros cúmplices, Guzel participou da tentativa de roubo à sede de uma empresa de transporte de fundos na capital do Grão-Ducado, na madrugada 3 de abril de 2013.

Entre cinco e sete homens "usaram explosivos para abrir as portas e dispararam contra os postos de segurança com armas automáticas sem conseguir chegar ao bunker onde os fundos estavam localizados", afirmou o comunicado.

Perseguidos pela polícia luxemburguesa, os suspeitos armaram uma emboscada e abriram fogo contra os agentes na fronteira entre Bélgica e Luxemburgo.

Alertada no sábado pelas autoridades belgas e luxemburguesas sobre a presença de um dos foragidos, a polícia espanhola acabou localizando e prendendo Guzel em Puerto Banús, no domingo (27).

Luxemburgo emitiu um mandado de prisão europeu contra ele por "tentativa de assassinato, tráfico de armas, munições e explosivos, roubo de armas e violência e por pertencer a uma organização criminosa".


Publicidade