(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nobel de Literatura Olga Tokarczuk teme 'autocensura' na Polônia


postado em 15/10/2019 15:30

A polonesa Olga Tokarczuk, Prêmio Nobel de Literatura, declarou nesta terça-feira (15), na Alemanha, que teme o desenvolvimento da "autocensura" em seu país onde, segundo ela, há uma "guerra cultural" entre o partido nacionalista conservador PiS e a oposição.

"Não há censura oficial na literatura, mas sim um certo medo quando vejo um tipo de autocensura sendo desenvolvida na Polônia", lamentou a escritora em coletiva de imprensa na Feira do Livro de Frankfurt (oeste).

Segundo Tokarczuk, na Polônia há "uma espécie de guerra cultural" entre o conservador e nacionalista Partido Lei e Justiça (PiS, situação) e a oposição.

"Os autores têm medo de expressar o que realmente pensam ou sentem porque temem as consequências políticas. Espero que essa evolução não continue", acrescentou a escritora.

Na semana passada, ela avaliou que os poloneses, que foram às urnas em 13 de outubro, deveriam escolher entre "democracia e autoritarismo".

O PiS venceu as eleições legislativas e mantém a maioria absoluta, o que lhe permite governar outros quatro anos para "continuar mudando a Polônia" e realizar um controverso programa de reformas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)