(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Ocean Viking" busca porto para desembarcar 176 migrantes


postado em 14/10/2019 09:43

O navio humanitário "Ocean Viking" resgatou 176 migrantes neste fim de semana no Mediterrâneo e pediu nesta segunda-feira aos países da União Europeia (UE) que ofereçam um porto seguro para recebê-los.

Todos os migrantes, que estavam tentando atravessar o Mediterrâneo a bordo de um barco inflável, estão sãos e salvos a bordo do 'Ocean Viking', segundo a SOS Mediterranean, que opera este navio.

"As autoridades líbias nos ofereceram Trípoli como porto de desembarque, mas nós o rejeitamos sob leis e convenções internacionais, segundo as quais nenhum lugar na Líbia atualmente pode ser considerado um lugar seguro", explicou a União Europeia.

É a quarta vez, desde que o "Ocean Viking" começou a operar em agosto, que a tripulação precisa de um porto seguro.

Os 176 migrantes foram resgatados em duas operações separadas. A primeira, no sábado à noite, permitiu resgatar um barco à deriva nas costas da Tunísia. Ao todo, 74 pessoas, todos homens, incluindo menores, foram resgatados.

No domingo de manhã, o "Ocean Viking" ajudou 102 pessoas, incluindo quatro mulheres grávidas e nove crianças menores de 16 anos.

"Até agora, os governos da UE não conseguiram estabelecer um mecanismo de desembarque em conformidade com a legislação marítima. Acordos ad hoc não podem ser a solução. Pedimos aos governos que ponham um fim a esta situação inaceitável", disse Fabienne Lassalle, diretora-geral adjunta da SOS Mediterranean France.

Em 23 de setembro, foi alcançado um "pré-acordo" entre França, Alemanha, Itália e Malta. Essa iniciativa deve impedir que navios que resgatam migrantes no mar fiquem presos por semanas até que os países concordem, caso a caso, em recebê-los.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)