(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos à presidência argentina se enfrentam em debate neste domingo


postado em 13/10/2019 12:43

Os seis candidatos presidenciais da Argentina participam, na noite deste domingo (13), do primeiro dos dois debates prévios às eleições de 27 de outubro.

De acordo com as últimas pesquisas, o peronista Alberto Fernández mantém seu favoritismo.

O debate acontece na Universidade Nacional do Literal, na cidade de Santa Fé, e o segundo será na capital argentina de Buenos Aires.

Além de Macri e Fernández, participam Nicolás Del Caño (Frente de Esquerda), José Luis Espert (frente de direita Unite), Juan José Gómez Centurión (do Nos, de direita) e Roberto Lavagna (do Consenso Federal, de Centro).

O presidente liberal Mauricio Macri busca seu segundo mandato, após quatro anos de governo que deixam uma economia endividada em recessão, com inflação anual de 30% em agosto e pobreza de 35,4%, o nível mais alto desde o colapso econômico de 2001.

Os candidatos discutirão economia e finanças; educação e saúde; direitos humanos, diversidade e gênero e relações internacionais, em pouco mais de duas horas, conforme resolvido pela Câmara Nacional Eleitoral, o órgão organizador.

Nas primárias, Fernández obteve 47,78% dos votos e Macri 31,79%.

Se, em 27 de outubro, o peronista conseguir mais uma vez superar o piso de 45%, ou ainda, se atingir mais de 40% abrindo uma diferença de pelo menos dez pontos em relação a Macri, será eleito presidente.

Caso nenhum desses resultados seja alcançado, o eventual segundo turno ocorrerá em 24 de novembro, com um terceiro debate no dia 17 deste mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)