Jornal Estado de Minas

Candidatos à presidência argentina se enfrentam em debate neste domingo

Os seis candidatos presidenciais da Argentina participam, na noite deste domingo (13), do primeiro dos dois debates prévios às eleições de 27 de outubro.

De acordo com as últimas pesquisas, o peronista Alberto Fernández mantém seu favoritismo.

O debate acontece na Universidade Nacional do Literal, na cidade de Santa Fé, e o segundo será na capital argentina de Buenos Aires.

Além de Macri e Fernández, participam Nicolás Del Caño (Frente de Esquerda), José Luis Espert (frente de direita Unite), Juan José Gómez Centurión (do Nos, de direita) e Roberto Lavagna (do Consenso Federal, de Centro).

O presidente liberal Mauricio Macri busca seu segundo mandato, após quatro anos de governo que deixam uma economia endividada em recessão, com inflação anual de 30% em agosto e pobreza de 35,4%, o nível mais alto desde o colapso econômico de 2001.

Os candidatos discutirão economia e finanças; educação e saúde; direitos humanos, diversidade e gênero e relações internacionais, em pouco mais de duas horas, conforme resolvido pela Câmara Nacional Eleitoral, o órgão organizador.

Nas primárias, Fernández obteve 47,78% dos votos e Macri 31,79%.

Se, em 27 de outubro, o peronista conseguir mais uma vez superar o piso de 45%, ou ainda, se atingir mais de 40% abrindo uma diferença de pelo menos dez pontos em relação a Macri, será eleito presidente.

Caso nenhum desses resultados seja alcançado, o eventual segundo turno ocorrerá em 24 de novembro, com um terceiro debate no dia 17 deste mês.

.