Jornal Estado de Minas

Milhares vão às ruas em Barcelona pela unidade da Espanha

Milhares de pessoas se manifestaram pela unidade da Espanha, neste sábado (12), em Barcelona, por ocasião da festa nacional, a poucos dias do anúncio da sentença para os dirigentes separatistas catalães pela tentativa de secessão de 2017.

A habitual marcha convocada na metrópole catalã pelo dia da Hispanidade, que celebra a chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492, reuniu 10.000 pessoas, de acordo com a Polícia Municipal. Nos últimos dois anos, este número chegou a uma multidão de pelo menos 65.000.

Organizada pelo grupo Movimento Cívico Espanha e Catalães, sob o lema "A Catalunha de todos", a manifestação seguiu pelo passeio de Gracia e terminou na praça Catalunha, repleta de bandeiras da Espanha.

O protesto acontece às vésperas da sentença do Tribunal Supremo para 12 dirigentes separatistas julgados pela frustrada tentativa de secessão de 2017, quando promoveram um referendo ilegal e declararam uma efêmera república.

A sentença é esperada para o início da próxima semana e pode significar pesadas penas de detenção para os réus. Nove deles já estão cumprindo prisão preventiva desde o final de 2017 e início de 2018. Se forem condenados, os separatistas prometem fortes mobilizações na região.

Em Madri, a festa nacional foi realizada com o tradicional desfile militar presidido pelos reis Felipe e Letizia, acompanhados do chefe de governo socialdemocrata, Pedro Sánchez.

Em pré-campanha para as eleições legislativas de 10 de novembro, o ato também reuniu líderes dos partidos da oposição de direita, assim como os presidentes das 17 regiões do país - à exceção da Catalunha e do País Basco, como tem acontecido nos últimos anos.

.