Publicidade

Estado de Minas

Os 10 últimos vencedores do Prêmio Nobel da Paz


postado em 11/10/2019 07:37

Lista dos vencedores da última década do Prêmio Nobel da Paz, atribuído nesta sexta-feira ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed.

- 2019: Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia, pela reconciliação entre seu país e a Eritreia.

- 2018: O ginecologista Denis Mukwege (República Democrática do Congo) e a yazidi Nadia Murad por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra.

- 2017: Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN) por seus esforços para acabar com este tipo de armamento.

- 2016: Juan Manuel Santos por seus esforços para acabar com meio século de guerra interna na Colômbia.

- 2015: Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, composto por figuras da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia.

- 2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores.

- 2013: Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) por seus esforços visando livrar o planeta das armas de destruição em massa.

- 2012: União Europeia (UE) pelo projeto que contribuiu para pacificar um continente devastado por duas guerras mundiais.

- 2011: As liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkol Karman por sua luta pela segurança das mulheres e por seu direito de participar do processo de paz.

2010: O dissidente chinês preso Liu Xiaobo por seus esforços persistentes e pacíficos em favor dos direitos humanos na China.


Publicidade