(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã pede fim imediato da ofensiva turca na Síria


postado em 10/10/2019 07:31

As autoridades iranianas pediram nesta quinta-feira o fim imediato da ofensiva turca, iniciada na véspera, contra as forças curdas na região nordeste da Síria.

"O Irã insiste em um cessar imediato dos ataques e em uma retirada das unidades militares turcas mobilizadas em território sírio", afirma um comunicado divulgado pelo ministério das Relações Exteriores em Teerã.

O governo iraniano destaca que "entende as preocupações de Turquia em termos de segurança, mas considera que as medidas militares não são a solução para estes problemas", completa o texto.

Teerã expressou na segunda-feira sua "oposição" a qualquer "ação militar" turca na Síria, por considerar que isto provocaria "danos humanos e materiais importantes, quando a prioridade é a estabilidade e a segurança" do país.

A Turquia iniciou na quarta-feira uma ofensiva contra as forças curdas do nordeste da Síria, aliadas da comunidade internacional na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico. A operação militar recebeu muitas críticas, incluindo ameaças de sanções americanas.

O Irã, aliado do presidente sírio Bashar Al Assad, aposta em um processo de negociação na Síria, assim como a Turquia (que apoia os rebeldes) e a Rússia (que também respalda o governo de Assad).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)