Publicidade

Estado de Minas

Warren supera Biden nas pesquisas entre pré-candidatos democratas


postado em 08/10/2019 21:25

A senadora Elizabeth Warren assumiu a liderança na corrida entre os pré-candidatos democratas à indicação à Casa Branca nas eleições de 2020 nos Estados Unidos, superando o ex-vice-presidente Joe Biden, segundo a média das pesquisas publicada nesta terça-feira.

Warren, uma legisladora progressista de 70 anos, consolidou seu avanço iniciado nos últimos meses e aparece no site RealClearPolitics com 26,6% das intenções de voto nas primárias, contra 26,4% para Biden, 76, que tinha uma ampla vantagem em abril.

Biden viu seu nome envolvido no escândalo ucraniano, utilizado pelos democratas para abrir um processo de impeachment contra o presidente republicano, Donald Trump.

Além de ser ultrapassado nas pesquisas, Biden também apanhou nas doações de campanha no terceiro trimestre, obtendo apenas 15,2 milhões de dólares, muito abaixo dos 24,6 milhões para Warren.

Na terceira posição das pesquisas aparece o senador Bernie Sanders (14,6%), que registrou um recorde de doações no mesmo período de 25,3 milhões de dólares.

Aos 78 anos, este senador independente sofreu na semana passada um ataque cardíaco e já declarou que pretende "mudar um pouco a natureza da campanha (...) para garantir que teremos força para fazer o que devemos fazer".

Doze pré-candidatos democratas se apresentaram para disputar a presidência com Trump.


Publicidade