(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalhadores dos transportes no Equador anunciam suspensão da greve


postado em 04/10/2019 21:55

Trabalhadores do setor dos transportes no Equador suspenderam uma greve nesta sexta-feira (4) contra a eliminação de subsídios aos combustíveis, o que resultou em dois dias de protestos e distúrbios.

"Hoje terminam da nossa parte as medidas de fato", disse Abel Gómez, líder dos trabalhadores, em coletiva de imprensa junto a outros líderes do setor em Quito, na qual propuseram às autoridades estabelecer novas tarifas de compensação.

O Executivo controla o custo de passagens de ônibus intermunicipais, enquanto o dos urbanos e dos táxis cabe ao município.

Gómez pediu ao governo que assegure as condições para que os serviços de transporte se normalizem em todo o país, onde desde a quinta-feira vigorava o estado de exceção.

O representante fez alusão à "situação caótica em que o país se encontra" devido à greve dos trabalhadores dos transportes, convocada para se opor ao desmonte de subsídios nos preços dos combustíveis determinada pelo Executivo em função de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para acessar empréstimos da ordem de 4,209 bilhões de dólares.

Esta medida, que desatou o descontentamento social, fez subir os preços do galão americano (3,78 litros) de diesel de 1,03 a 2,30 dólares (123%) e de gasolina comum de 1,85 a 2,40 dólares.

Os distúrbios, dos quais também participaram estudantes universitários e setores da oposição, deixaram 59 agentes feridos e 379 detidos, segundo o balanço consolidado mais recente do governo. O Serviço de Gestão de Riscos registrou 14 civis feridos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)