(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve paralisará Aerolíneas Argentinas no final de semana


postado em 03/10/2019 19:49

Os pilotos das empresas estatais que integram Aerolíneas Argentinas e Austral paralisarão os voos por 48 horas no próximo final de semana, em uma greve de dois dias para exigir um reajuste salarial diante da crescente inflação no país, informou um porta-voz sindical.

"Confirmamos a greve de dois dias. Rejeitamos a conciliação obrigatória que o governo pode tentar. Há meses que discutimos e a empresa não aceita recompor um só peso", disse o porta-voz Genaro Trucco em entrevista coletiva.

A greve dos pilotos afetará cerca de 75 mil passageiros, segundo cálculos da imprensa. A companhia, administrada pelo governo do presidente liberal Mauricio Macri, se manteve em silêncio.

"Estamos abertos ao diálogo, mas segue a postura de ignorar absolutamente nossa reclamação. Pedimos desculpas aos passageiros. O culpado pelos inconvenientes será o governo por sua intransigência", afirmou Trucco.

O sindicato dos pilotos exige uma recomposição salarial de 32%. Até o momento, a empresa adotou um reajuste de 23%, mas a inflação anual calculada pelo Banco Central será de 55% em 2019. Até agosto, a inflação somava 30%.

O grupo integrado por Aerolíneas e Austral tem uma frota de 80 aeronaves para voos domésticos e internacionais.

A companhia, privatizada na década de 1990, voltou ao controle do Estado na primeira década do século XXI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)