(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Repressão a protesto em Bagdá deixa dois mortos e mais de 200 feridos


postado em 01/10/2019 18:19

Dois civis foram mortos e mais de 220 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (1) no Iraque, em protestos dispersados pela polícia, que atirou contra a multidão.

Em Bagdá, houve um morto e 200 feridos, incluindo 160 civis e 40 policiais, segundo uma declaração do Ministério da Saúde.

Mais de mil pessoas marcharam no centro da capital contra a corrupção, exigindo empregos e melhores serviços públicos. Mais de mil manifestantes se concentraram na capital iraquiana. "Os ladrões nos roubaram!", gritavam os manifestantes.

A polícia disparou várias vezes para dispersar a multidão, e o som de balas foi ouvido em todo o centro da capital iraquiana.

Na província de Zi Qar, no sul do país, ocorreu uma mobilização pelos mesmos motivos que na capital, na qual houve um morto e vários feridos.

"Um manifestante foi morto e outros dois ficaram feridos, um deles gravemente, enquanto 25 membros da polícia também ficaram feridos", segundo Abdel Hussein al Jaberi, diretor de saúde do Zi Qar.

Há anos o Iraque é devastado por corrupção e guerras e por uma escassez crônica de eletricidade e água potável.

Em geral, as marchas se direcionam à Zona Verde, um distrito até recentemente ultraprotegido, cujo acesso era impedido por vários postos de controle militares e muros de concreto.

No entanto, uma entrada passou a ser permitida em junho e manifestantes têm conseguido paralisar as instituições ali instaladas.

Essas manifestações denunciam especialmente a classe política do 12º país mais corrupto do mundo, segundo a Transparency International.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)