(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Congresso do Peru suspende Vizcarra e nomeia presidente interina

A medida deixa o país em um impasse institucional, com dois presidentes, Vizcarra e Aráoz


postado em 30/09/2019 23:43 / atualizado em 30/09/2019 23:58

Foi aprovada uma moção do 'fujimorismo' para declarar a 'incapacidade moral do presidente'(foto: Juan Pablo AZABACHE / ANDINA / AFP )
Foi aprovada uma moção do 'fujimorismo' para declarar a 'incapacidade moral do presidente' (foto: Juan Pablo AZABACHE / ANDINA / AFP )
O Congresso do Peru, controlado pela oposição, aprovou nesta segunda-feira a suspensão  "temporária" do presidente Martín Vízcarra por "incapacidade moral", após o mandatário dissolver o Parlamento, e nomeou como presidente interina a vice-presidente Mercedes Aráoz.

 

Em uma sessão que contou com a presença de apenas 86 dos 130 parlamentares, foi aprovada uma moção do "fujimorismo" para declarar a "incapacidade moral do presidente da República e sua suspensão temporária", disse o chefe do Legislativo, Pedro Olaechea.

 

A medida deixa o país em um impasse institucional, com dois presidentes, Vizcarra e Aráoz, ambos eleitos na chapa de Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou em 2018.

 

Aráoz, uma economista de 58 anos que foi ministra no segundo governo de Alan García (2006-2011), prestou juramento imediatamente como presidente diante de Olaechea.

 

"É meu dever como cidadã, mulher, mãe e vice-presidente assumir este mandato. Teria sido mais fácil renunciar, mas não fujo das minhas responsabilidades, por mais difíceis que sejam as circunstâncias", disse Aráoz, que qualificou de "inconstitucional" a dissolução do Congresso.

 

Quase na mesma hora foi publicado no diário oficial El Peruano o decreto de dissolução do Congresso.

Segundo Olaechea, o Congresso votará na sexta-feira a destituição definitiva de Vizcarra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)