Publicidade

Estado de Minas

EUA confirma que regime sírio usou armas químicas em maio, diz Pompeo


postado em 26/09/2019 15:30

Os Estados Unidos confirmaram que as forças do presidente sírio Bashar al Assad usaram armas químicas em maio, disse o secretário de Estado Mike Pompeo nesta quinta-feira (26).

"Os Estados Unidos concluíram que o regime de Assad usou cloro como arma química", disse Pompeo a repórteres, assegurando que o ataque - que ocorreu em 19 de maio no reduto rebelde de Idlib - não ficará "sem resposta".

"Os Estados Unidos continuarão pressionando o regime de Al-Assad a interromper a violência contra civis sírios e a participar do processo político liderado pela ONU", continuou Pompeo.

Washington já havia manifestado sua suspeita sobre o uso de armas químicas naquele ataque, mas esperou confirmar a informação.

Investigadores internacionais apontam que o regime de Asad, apoiado pela Rússia, usou repetidamente armas químicas contra alvos civis em sua brutal tentativa de acabar com a guerra civil.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques com 59 mísseis em resposta a um ataque com gás sarin em abril de 2017, mas o anúncio desta quinta-feira mostra que o regime de Assad não foi persuadido.

Pompeo se recusou a especificar que tipo de resposta será planejada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade