Jornal Estado de Minas

EUA confirma que regime sírio usou armas químicas em maio, diz Pompeo

Os Estados Unidos confirmaram que as forças do presidente sírio Bashar al Assad usaram armas químicas em maio, disse o secretário de Estado Mike Pompeo nesta quinta-feira (26).

"Os Estados Unidos concluíram que o regime de Assad usou cloro como arma química", disse Pompeo a repórteres, assegurando que o ataque - que ocorreu em 19 de maio no reduto rebelde de Idlib - não ficará "sem resposta".

"Os Estados Unidos continuarão pressionando o regime de Al-Assad a interromper a violência contra civis sírios e a participar do processo político liderado pela ONU", continuou Pompeo.

Washington já havia manifestado sua suspeita sobre o uso de armas químicas naquele ataque, mas esperou confirmar a informação.

Investigadores internacionais apontam que o regime de Asad, apoiado pela Rússia, usou repetidamente armas químicas contra alvos civis em sua brutal tentativa de acabar com a guerra civil.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques com 59 mísseis em resposta a um ataque com gás sarin em abril de 2017, mas o anúncio desta quinta-feira mostra que o regime de Assad não foi persuadido.

Pompeo se recusou a especificar que tipo de resposta será planejada.

.