(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU: presidente palestino renovará promessa de eleições


postado em 25/09/2019 12:13

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, aproveitará seu discurso nas Nações Unidas, previsto para esta quinta-feira (26), para renovar sua promessa de realizar eleições parlamentares rapidamente - informou um de seus conselheiros.

Os palestinos não têm eleições legislativas desde 2006.

Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU em Nova York, Abbas dirá que, "após seu retorno à Palestina, convocará eleições parlamentares, estabelecerá uma data e começará os preparativos", disse à AFP Ahmed Majdalani, conselheiro de Abbas.

Em dezembro de 2018, o presidente palestino já havia prometido convocar eleições em um prazo de seis meses.

As divisões internas entre os palestinos são tamanhas que não têm eleições legislativas em mais de 13 anos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada simultaneamente.

Separados geograficamente por Israel, estes dois territórios também se encontram divididos políticamente há muitos anos pela animosidade entre o movimento Fatah, laico, força palestina dominante na Cisjordânia, e o Hamas islamita, que controla sem oposição uma Faixa de Gaza bloqueada por Israel.

Em 2006, o Hamas ganhou as eleições legislativas, mas o grupo, considerado "terrorista" por Israel, Estados Unidos e pela União Europeia foi privado de sua vitória e, um ano depois, assumiu o poder em Gaza ao preço de uma guerra quase civil com o Fatah.

Desde então, a Autoridade Palestina, uma entidade interina encarregada de preconfigurar um futuro Estado independente, apenas exerceu seu poder na Cisjordânia.

O Parlamento palestino não está em sessão desde 2007, enquanto o mandato de Abbas expirou em 2009, mas ele continua a exercê-lo na ausência de eleições.

Abbas, 84 anos, também usará a tribuna da ONU para solicitar maior apoio da comunidade internacional "ao povo palestino sob ocupação israelense", segundo Majdalani.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)