(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

HRW denuncia execuções na Venezuela


postado em 18/09/2019 20:30

A ONG Human Rights Watch denunciou nesta quarta-feira execuções extrajudiciais e prisões arbitrárias cometidas pelas Forças de Ações Especiais (FAES) da polícia venezuelana em zonas carentes que deixaram de apoiar o regime do presidente Nicolás Maduro.

"Em meio a uma crise econômica e humanitária que afeta mais gravemente os que têm menos, as autoridades venezuelanas cometem abusos aberrantes em comunidades carentes que deixaram de apoiar o regime de Maduro", declarou José Miguel Vivanco, diretor para as Américas da Human Rights Watch.

A ONG assinalou que a FAES tem cometido "impunemente graves violações dos direitos humanos" e que "em um país onde o sistema de justiça se dedica a perseguir opositores no lugar de investigar crime, as forças de segurança estão fazendo justiça com as próprias mãos".

A organização baseou seu relatório em entrevistas feitas em junho e julho com testemunhas e familiares de nove vítimas de supostos abusos cometidos por agentes da FAES em Caracas e no interior do país, além de relatos de advogados, ativistas e jornalistas.

Segundo a HRW, estes relatos são "consistentes com o padrão identificado pelo gabinete da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos", Michelle Bachelet, que no início do mês denunciou possíveis execuções cometidas pela FAES.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)