(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário-geral da ONU diz que não encontrará Guaidó em Nova York


postado em 18/09/2019 18:49

O secretário-geral da ONU, António Guterres,descartou nesta quarta-feira se reunir com o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó durante a Assembleia Geral da próxima semana.

"Não, isso não está nos meus planos", disse o secretário-geral ao ser perguntado sobre um eventual encontro com Guaidó.

Ele acrescentou, contudo, que a ONU mantém "contato regular" com oposição venezuelana e garantiu que a ONU não promoverá negociações entre Guaidó e o presidente Nicolas Maduro.

Guterrez, entretanto, expressou a esperança de uma retomada do diálogo entre o governo e a oposição patrocinada pela Noruega, que quebrou no mês passado.

Maduro não pretende viajar para Nova York para a Assembleia Geral, mas seu governo quer apresentar um documento com assinaturas de venezuelanos para denunciar as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

Autoridades dos EUA e líderes da oposição já atacaram a petição e acusaram o governo de Maduro de ameaçar bloquear a ajuda alimentar aos venezuelanos que não assinarem o documento.

Guaidó disse que enviará uma delegação à Assembleia Geral da ONU para denunciar o suposto apoio de Maduro aos ex-rebeldes das FARC na vizinha Colômbia.

"Vou usar esta cúpula para conversar sobretudo com Venezuela e Colômbia, porque acho muito importante evitar uma escalada de conflitos na região", disse Guterres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)