(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arábia Saudita e EUA acusam Irã por ataques contra instalações petroleiras


postado em 18/09/2019 17:37

A Arábia Saudita e os Estados Unidos responsabilizaram o Irã nesta quarta-feira (18) pelos ataques contra importantes instalações petroleiras sauditas, embora Riad tenha informado que segue investigando a localização exata de onde os disparos foram feitos, enquanto Teerã rejeita taxativamente as acusações.

O presidente americano, Donald Trump, advertiu que tem "muitas opções" sobre a mesa para responder ao Irã e anunciou que "nas próximas 48 horas" haverá detalhes sobre as novas sanções a Teerã, que seu governo já tinha anunciado rapidamente depois dos ataques.

Em um contexto de tensão regional, que provocou forte alta nos preços do petróleo, os rebeldes iemenitas huthis, que no passado já tinham lançado ataques contra instalações petroleiras sauditas, advertiram que estão dispostos agora a atacar "dezenas de alvos" nos Emirados Árabes Unidos.

"O ataque foi lançado do norte e inquestionavelmente foi responsabilidade do Irã", assegurou o porta-voz do ministério da Defesa saudita, Turki Al Maliki, que mostrou em coletiva de imprensa restos de drones e mísseis que supostamente foram recolhidos pelos serviços de investigação.

"Estamos investigando para saber a localização exata dos pontos de lançamento", acrescentou.

Segundo ele, 18 drones e sete mísseis de cruzeiro atingiram os sítios petroleiros procedentes de um lugar que não é o Iêmen - situado ao sul da Arábia Saudita -, cujos rebeldes huthis xiitas tinham reivindicado o ataque.

No entanto, o encarregado saudita se absteve de acusar diretamente o Irã de ter lançado os ataques de seu território.

"Foi um ataque iraniano", declarou depois o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que foi especialmente à Arábia Saudita para conhecer em primeira mão os avanços da investigação.

Foi um "ato de guerra", que tem "as digitais do aiatolá" Ali Khamenei, guia supremo do Irã, acrescentou Pompeo em Jidá.

Especialistas da ONU vão viajar à Arábia Saudita para realizar uma investigação internacional, informaram nesta quarta-feira à AFP fontes diplomáticas sob condição de anonimato.

O Irã nega ter tido qualquer papel nos ataques contra seu rival regional.

Os Estados Unidos "atacam DELIBERADAMENTE civis comuns" com suas novas sanções, acusou no Twitter o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

Washington reativou a onda de sanções contra Teerã em maio de 2018, quando decidiu denunciar unilateralmente o acordo sobre o programa nuclear iraniano. Desde então, as sanções e as ameaças têm aumentado e, inclusive, provocado incidentes armados, como a derrubada de um drone americano na região do Golfo.

Trump conversou por telefone com o premiê britânico, Boris Johnson, sobre "uma resposta diplomática unida" por parte da comunidade internacional, informou nesta quarta-feira Downing Street.

- "Advertência" -

Seja por seus autores, o lugar de onde foi lançado ou o armamento utilizado, o ataque de sábado passado suscita até agora mais perguntas do que respostas.

Em nota transmitida na segunda-feira à embaixada da Suíça em Teerã, que representa os interesses americanos no Irã, a República Islâmica "insiste em que não desempenhou nenhum papel no ataque", publicou a agência de notícias iraniana IRNA.

A mensagem "adverte os funcionários americanos de que se adotarem alguma medida contra o Irã, será dada uma resposta imediata de um alcance muito maior que uma simples ameaça".

O presidente Hassan Rohani tinha dito anteriormente que os ataques de sábado eram uma advertência lançada pelos rebeldes iemenitas a Riad, que deveria "aprender a lição (...)".

"Os iemenitas não atacaram um hospital, nem uma escola, atacaram um centro industrial como advertência", disse Rohani no conselho de ministros, segundo um vídeo de seu discurso, transmitido pela TV oficial.

Riad assiste militarmente o governo iemenita desde 2015 na luta contra os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, que se apoderaram de vastos setores do território, entre eles a capital, Sanaa.

- Tensões -

Os ataques contra a Arábia Saudita desataram o temor de um confronto militar com o Irã. Em junho, Trump disse ter cancelado em cima da hora ataques contra alvos iranianos, depois que a República Islâmica derrubou um drone americano.

Teerã já tinha descartado todas as negociações com os Estados Unidos na ONU, a menos que "se arrependa de ter se retirado do acordo nuclear em 2018", segundo as palavras do aiatolá Ali Khamenei, guia supremo iraniano.

Rohani poderá se ausentar da Assembleia Geral da ONU, este mês, em Nova York, devido à falta de vistos concedidos pelos Estados Unidos aos seus funcionários, advertiu a agência oficial Irna.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)