(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Malta aceita 90 migrantes resgatados por guarda costeira italiana


postado em 17/09/2019 21:25

Malta aceitou nesta terça-feira (17) acolher cerca de 90 migrantes que haviam sido socorridos por guardas costeiros italianos em águas do Mediterrâneo nas que o resgate é de sua responsabilidade, de acordo com uma porta-voz da guarda costeira maltesa.

Em um primeiro momento, Valeta rejeitou aceitar as pessoas que haviam sido resgatadas de uma pequena embarcação que estava em dificuldades, a pedido de Malta, pela guarda costeira italiana.

"Foram transferidos a patrulheiros malteses e agora estão a caminho", disse à AFP uma porta-voz dos guardas costeiros de Malta sob condição de anonimato, acrescentando que chegarão a Malta na noite de terça.

Itália e Malta costumam expressar seu desconforto por assumir a responsabilidade de aceitar os migrantes que empreendem a perigosa travessia do Mediterrâneo a partir do norte da África, por serem dois dos principais países mais próximos na Europa.

Ambos os países adotaram em várias ocasiões uma atitude férrea ante os navios humanitários que resgatam migrantes no mar.

Segundo o Direito internacional, um país não é necessariamente obrigado a permitir que os navios de salvamento que operam em sua zona de busca e resgate desembarquem em seu território.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)