Publicidade

Estado de Minas

Atentado frustrado contra polícia é atribuído ao Novo IRA na Irlanda do Norte


postado em 10/09/2019 14:55

Um grupo republicano dissidente tentou cometer um atentado com carro-bomba contra uma patrulha policial em Londonderry, na Irlanda do Norte, informou a polícia local nesta terça-feira.

A polícia atribuiu nessa tentativa frustrada ao Novo IRA, um grupelho armado emanado do Exército Republicano Irlandês, ativo na província britânica. O IRA abandonou as armas após os acordos de paz de 1998.

Uma bomba telecontrolada foi descoberta nesta segunda-feira em num automóvel estacionado em um estacionamento no bairro nacionalista de Creggan, em Londonderry. O artefato artesanal não chegou a explodir.

"Estamos convencidos de que esse artefato seria utilizado contra uma patrulha policial. A bomba teria matado ou ferido qualquer pessoa que se encontrasse nas proximidades caso tivesse explodido", lamentou o número dois da polícia norte-irlandesa, Mark Hamilton.

A operação de segurança policial resultou em confrontos na segunda-feira à noite no bairro de Creggan, com dezenas de manifestantes lançando projéteis e coquetéis molotov contra a polícia. Pelo menos dois jovens ficaram feridos.

A província britânica teme um ressurgimento da violência depois de vários ataques por parte de grupos republicanos dissidentes.


Publicidade