(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Síria tem primeiros ataques aéreos russos após declaração de trégua


postado em 10/09/2019 10:43

Vários aviões russos realizaram ataques contra grupos jihadistas no noroeste da Síria nesta terça-feira, o primeiro bombardeio aéreo na região desde o anúncio da Rússia há dez dias de uma trégua, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Após quatro meses de bombardeios do regime sírio e da Rússia, seu aliado - que segundo o OSDH deixaram 960 civis mortos -, Moscou declarou um cessar-fogo em 31 de agosto na província de Idlib e nos setores próximos, dominados por jihadistas.

Desde então, os ataques aéreos foram suspensos, mas na prática o cessar-fogo foi violado várias vezes.

"Aviões russos realizaram dois ataques contra posições de grupos jihadistas na região de Kabani, no nordeste da província de Lataquia, perto de Idlib", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

No entanto, ele não sabia dizer se é o fim definitivo da trégua.

No nordeste da província de Lataquia, existem vários grupos jihadistas, incluindo Hayat Tahrir al Cham (HTS), o ex-facção da Al-Qaeda na Síria, bem como o Partido Islâmico do Turquestão.

No final de abril, o regime de Bashar al Assad, com a ajuda da Rússia, lançou ataques aéreos contra a província de Idlib e setores próximos das províncias de Hama, Lataquia e Aleppo, dominados pelo HTS.

Em 8 de agosto, uma ofensiva terrestre começou e o regime retomou vários setores, incluindo todas as áreas que ele não controlava até então em Hama.

A guerra na Síria deixou 370.000 mortos desde 2011.

Com a ajuda da Rússia, Irã e Hezbollah libanês, o regime de Assad reconquistou 60% do território.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)