Jornal Estado de Minas

YouTube remove 100 mil vídeos com discurso de ódio e encerra 17 mil canais

O YouTube removeu de sua plataforma 100 mil vídeos com discurso de ódio e deletou 17 mil canais por conterem discurso de ódio. Nos últimos anos, a empresa investiu em esforços para cumprir as responsabilidades de uma plataforma aberta

O trabalho é dividido em quatro princípios: remover conteúdos impróprios, destacar conteúdos que fazem parte da diretriz, recompensar criadores e artistas de confiança e limitar as políticas de uso. É graças a este trabalho, que nos últimos 18 meses, as visitas a vídeos que foram posteriormente eliminados por violar políticas da plataforma foram reduzidos em 80%. 

“Nossa atualização sobre discurso de ódio representou uma mudança fundamental em nossas políticas. Passamos vários meses desenvolvendo essa política e trabalhando com nossas equipes para criar as ferramentas e estabelecer o treinamento necessário para garantir a conformidade.” confirma o Google em nota publicada. 

Além de discursos de ódio, o Youtube também trabalha no combate de conteúdos de assédio, incluindo até mesmo o assédio entre criadores

O desenvolvimento da tecnologia que detecta conteúdo que potencialmente viola as políticas da plataforma foi aumentado em 2017. Segundo a Google: “Mais de 87% dos 9 milhões de vídeos excluídos no segundo trimestre de 2019 foram detectados pela primeira vez por nossos sistemas automáticos”. 

Para quem tiver curiosidade, o YouTube atualizou o relatório de aplicativos padrões da comunidade, que é um estudo que fornece mais detalhes sobre a quantidade de conteúdo que eles removem da plataforma. Eles garantem que após a atualização “O Youtube está mais rápido do que nunca".


*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

 

.