(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolívia anuncia que extinguiu 85% do grande incêndio florestal


postado em 28/08/2019 19:25

O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta, informou que mais de 85% do incêndio florestal que destruiu 1,2 milhão de hectares foi controlado, enquanto o trabalho de combate às chamas continua nesta quarta-feira com a incorporação de dois helicópteros enviados pelo Peru.

"Mais de 85% das focos de calor foram extintos em quase oito dias de operação, portanto, o fogo está definitivamente recuando", disse Zavaleta à imprensa.

Os últimos focos concentram-se na área da região de Chiquitanía (leste, no departamento de Santa Cruz), entre as cidades de Concepción e San Ignacio de Velasco, relatou.

Dos cerca de oito mil focos de incêndio, registrados há 15 dias, esse número caiu nesta quarta para 162, de acordo com o presidente Evo Morales.

Morales está San Ignacio de Velasco, uma das regiões onde o fogo persiste e que deve receber dois helicópteros da Força Aérea do Peru, que chegaram para apoiar as tarefas do avião-tanque de combate a incêndios SuperTanker, que opera desde a última sexta-feira.

Cada um dos helicópteros peruanos MI-171SH, com sistema Bambi Bucket, pode armazenar até 3.500 litros de água, enquanto o SuperTanker tem uma capacidade para 75.000 litros.

Com a redução dos focos de incêndio, Morales pediu através do Twitter "aos jovens ambientalistas, pecuaristas e organizações sociais para implementar um plano de recuperação a favor dos habitantes das áreas afetadas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)