(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Descoberto na França esconderijo de explosivos que seria da ETA


postado em 28/08/2019 14:17

Um esconderijo de explosivos, que podem pertencer à organização separatista basca ETA, foi descoberto na terça-feira (27) por excursionistas no centro da França - informaram fontes próximas à investigação.

"Encontramos uma quantidade importante de explosivos, de precursores (químicos de uso corrente que podem ser usados para fabricar explosivos) e de detonadores", disse uma das fontes.

"Vários elementos sugerem que a ETA se encontra por trás deste esconderijo", situado em uma zona rural do departamento de Yonne, acrescentou.

Trata-se, "a priori, de um velho esconderijo", disse uma outra fonte ligada à investigação, acrescentando que também foram encontrados "cartuchos e inscrições em euskera (língua basca)".

A Procuradoria nacional antiterrorista abriu uma investigação sobre organização criminosa terrorista, relatou uma fonte da Justiça.

Criada em 1959, sob a ditadura de Francisco Franco, a organização Euskadi ta Askatasuna (ETA, ou "País Basco e Liberdade") é acusada de ter matado 853 pessoas ao longo de quatro décadas de luta pela independência do País Basco espanhol.

Em 2011, decretou um cessar-fogo. Em 2017, anunciou seu "desarmamento total" e, no ano passado, sua dissolução.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)