Jornal Estado de Minas

Ciência

Robô russo vai à estação espacial

A Rússia enviou ao espaço ontem seu primeiro robô humanoide, Fedor, que deve passar um período na Estação Espacial Internacional (ISS) como um experimento para o uso deste tipo de máquina na exploração do espaço.

"Vamos! Vamos!", afirmou o robô em russo no momento da decolagem, recordando a famosa expressão de Yuri Gagarin durante a primeira viagem espacial do homem, em 1961. Fedor, que tem o número de identificação Skybot F850, decolou às 6h38 de Moscou (0h38 de Brasília) a bordo de um foguete Soyouz, lançado da base russa de Baikonur, no Cazaquistão.

Em outro vídeo divulgado pela agência espacial Roscosmos o robô aparece a bordo da nave espacial com uma pequena bandeira russa na mão. Fedor deve, a princípio, chegar à ISS amanhã e permanecer na estação até 7 de setembro. O foguete utilizado no lançamento está equipado com um novo sistema de controle digital e motores de última geração.

O robô, com corpo antropomórfico prateado, mede 1,80m e pesa 160 quilos. Fedor é um nome russo (Feodor) e também uma sigla em inglês: Final Experimental Demonstration Object Research. Fedor tem contas nas redes sociais Instagram e Twitter, nas quais divulga informações sobre sua vida diária e suas proezas, como aprender a abrir uma garrafa de água. A bordo da ISS, o robô vai participar em diferentes atividades, sob a supervisão do cosmonauta russo Alexander Skvortsov, que chegou à Estação Espacial Internacional no mês passado.

Fedor deve testar suas capacidades em condições de gravidade muito reduzida. Uma de suas principais habilidades é imitar os movimentos humanos e, dessa maneira, poderá ajudar os astronautas a cumprir suas tarefas.
"Cinco ou seis, que são secretas", afirmou Yevgueni Dudorov, executivo da empresa que criou Fedor.

"As operações o obrigarão a manejar uma chave de fenda e outras chaves", afirmou Alexander Bloshenko, diretor de programas da agência espacial russa, Roscosmos.

.