(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petroleiro iraniano é muito grande para atracar em porto da Grécia


postado em 21/08/2019 11:07

O petroleiro iraniano "Adrian Darya", suspeito de transportar petróleo para a Síria e que o governo dos Estados Unidos deseja ver retido, "é muito grande para atracar em um porto da Grécia" - afirmou o vice-ministro grego das Relações Exteriores.

"O petroleiro do tipo VLCC [Very Large Crude Carrier], que transporta 130.000 toneladas de petróleo e que informou Kalamata como destino, é muito grande para atracar em um porto grego", declarou Miltiadis Varvitsiotis.

"Se entrar em águas gregas, só poderá ancorar em alto-mar e, no momento, vamos examinar a situação", explicou.

"Atenas não deseja, de modo algum, facilitar o transporte de petróleo para a Síria", completou o vice-ministro, acrescentando que "recebemos pressões, mensagens precisas das autoridades americanas".

Retido desde 4 de julho em Gibraltar, o petroleiro levantou âncora no domingo com destino a Kalamata, sul da península de Peloponeso, a 250 km de Atenas.

De acordo com o site Maritime Traffic, o petroleiro estava nesta quarta-feira na altura de Oran (Argélia), navegando lentamente, a uma velocidade de 7,5 nós.

Se não mudar de rota, chegará a Kalamata em 25 de agosto, de acordo com uma fonte portuária.

Gibraltar autorizou a saída do navio após uma decisão judicial na semana passada, "pois não havia indício de violação ao dispositivo europeu sobre o transporte de petróleo iraniano", explicou Miltiadis Varvitsiotis.

Na terça-feira, as autoridades gregas anunciaram que não haviam recebido um "pedido oficial" do petroleiro para atracar em Kalamata.

Gibraltar interceptou o navio, suspeito de transportar petróleo à Síria, em aplicação às sanções europeias contra este país. O petroleiro foi autorizado a deixar o território britânico depois que Teerã assegurou que a carga não seria entregue a Damasco.

Ainda assim, o governo americano deseja a interceptação da embarcação, o que, segundo Teerã, teria "graves consequências".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)