(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia norueguesa investiga ataque a mesquita como ato terrorista


postado em 11/08/2019 09:28

A polícia norueguesa anunciou, neste domingo (11), que investigará o ataque ocorrido ontem em uma mesquita nos arredores de Oslo como uma "tentativa de ataque terrorista".

"A cartografia que estabelecemos mostra que o autor do ataque tinha posições de extrema direita", declarou uma autoridade policial de Oslo, Rune Skjold, ao se referir ao suspeito, um jovem norueguês.

"Tinha posições xenófobas, queria semear o terror", acrescentou Skjold, em entrevista coletiva.

O ataque ao centro islâmico Al-Noor, sábado, em Baerum, uma zona residencial na periferia da capital norueguesa, deixou uma pessoa levemente ferida.

Horas depois do episódio, a polícia encontrou o corpo de uma mulher, parente do suspeito, em sua residência. Foi aberta uma investigação por homicídio relacionada ao ataque armado contra a mesquita.

Interrogado à noite pelos investigadores, o suspeito se negou a dar explicações.

"Concluímos que estamos diante de um caso de tentativa de ato terrorista", afirmou Skjold.

O suspeito invadiu a mesquita com várias armas e abriu fogo, em meio a vários fiéis. Um homem conseguiu controlar o agressor antes da chegada das forças de segurança.

Pouco antes do ataque, uma mensagem que teria sido divulgada pelo suspeito em um fórum na Internet fala de uma "guerra de raças" e presta uma homenagem ao ataque contra duas mesquitas em março na Nova Zelândia. Nesta tragédia, 51 pessoas foram mortas.

Ainda não foi possível confirmar a autenticidade da mensagem atribuída ao suspeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)