(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ostra gigante de 1,4 kg é encontrada na costa atlântica da França


postado em 08/08/2019 19:55

Um funcionário da fazenda de ostras de Talmont-Saint-Hilaire, na costa atlântica da França, encontrou um gigantesco exemplar de 1,440 quilo e 25 centímetros de comprimento, que batizou de "Georgette", em homenagem a outra trabalhadora do local.

"Estava trabalhando no canal de navegação quando senti algo no pé. Fui pegá-lo e era esta ostra enorme", explicou à AFP Mathiew Naslin, que encontrou o molusco no último 2 de agosto. A ostra, que tinha entre 13 e 15 anos, foi devolvida à água.

"Uma ostra normal cresce cerca de três centímetros por ano e fica três anos na água. Mas está provado que pode viver entre 35 e 50 anos. Estimamos a idade pelas estrias da concha", explicou o ostricultor.

Em abril, outro exemplar de 1,3 kg e 27 centímetros foi encontrado em uma fazenda próxima. "É extremamente raro", afirmou Naslin. "Não duvido de que em alto-mar haja outras [deste tamanho], mas em nossos criadouros é inesperado", acrescentou.

Georgette é comestível, mas o objetivo do criadouro é "conservá-la viva e, por que não, fazer com que engorde ainda mais. É um troféu".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)