(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índia revoga a autonomía constitucional da Caxemira


postado em 05/08/2019 06:07

O governo da Índia anunciou nesta segunda-feira a revogação da autonomia constitucional da Caxemira, uma decisão explosiva nesta região, que é cenário de uma insurreição separatista e reivindicada pelo Paquistão.

As autoridades nacionalistas hindus apresentaram um decreto presidencial que suprime o estatuto especial do estado de Jammu e Caxemira (norte), que estava garantido pela Constituição indiana.

O ministro do Interior, Amit Shah, anunciou a medida no Parlamento, o que provocou a revolta da bancada da oposição.

"O decreto presidencial entra em vigor imediatamente e substitui de modo imediato" os artigos constitucionais relativos a Jammu e Caxemira, especialmente o 370, afirma o texto divulgado pelo governo.

O artigo 370 da Constituição indiana concedia estatuto especial ao estado de Jammu e Caxemira e autorizava o governo central de Nova Délhi a legislar apenas nas áreas de Defesa, Relações Exteriores e Comunicação nesta região. Os demais setores dependiam da assembleia legislativa local.

Índia e Paquistão disputam há décadas a região da Caxemira: quase 70.000 pessoas, em sua maioria civis, morreram nos últimos 30 anos, de acordo com organizações que monitoram a situação.

Os dois países reivindicam o controle da Caxemira desde a independência em 1947.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)