(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA desejam instalar rapidamente novos mísseis na Ásia


postado em 03/08/2019 09:07

O governo dos Estados Unidos quer instalar rapidamente novos mísseis na Ásia, se possível nos próximos meses, para frear a influência da China na região, afirmou no novo chefe do Pentágono, Mark Esper.

"Sim, gostaria de fazer isto", declarou o secretário de Defesa americano ao ser questionado sobre a possibilidade de Washington instalar na Ásia novas armas convencionais de alcance intermediário após a saída do tratado INF.

"Gostaríamos de instalar a capacidade o mais rápido possível", completou Esper no avião que o transportava para Sydney, onde iniciará uma viagem de uma semana pela Ásia.

"Eu preferiria meses", disse aos jornalistas. "Mas estas coisas tendem a levar mais tempo que o previsto".

Ele não revelou onde deseja instalar o armamento. "Não gostaria de especular, porque é o tipo de coisa que sempre discutimos com os aliados".

Estados Unidos e Rússia abandonaram na sexta-feira o tratado de desarmamento nuclear INF, com uma troca de acusações sobre que lado não cumpriu o pacto.

Acordo emblemático assinado ao final da Guerra Fria, o tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) limitou o uso de mísseis com um alcance de entre 500 e 5.500 quilômetros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)