(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump desiste de Ratcliffe para chefe de Inteligência


postado em 02/08/2019 19:25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que retirará a indicação do congressista John Ratcliffe para ser o próximo Diretor Nacional de Inteligência.

Trump disse que anunciará "em breve" quem será o indicado para substituir Dan Coats como diretor das 17 agências que compõem o aparato de inteligência dos Estados Unidos.

Através do Twitter, o presidente explicou que o congressista republicano pelo Texas desistiu da nomeação porque está sendo tratado de uma forma "muito injusta" pelos meios de comunicação.

"Em vez de passar por meses de difamação e calúnias, expliquei a John como isso seria ruim para ele e sua família", disse Trump, acrescentando que Ratcliffe preferiu permanecer no Congresso.

Trump culpa a imprensa pela retirada da candidatura de Ratcliffe, mas sua indicação foi duramente criticada pelos democratas e gerou pouco entusiasmo entre os republicanos, o que levantou dúvidas sobre suas chances de ser confirmado pelo Senado.

O atual diretor de inteligência deixará suas funções em 15 de agosto, depois de dois anos coordenando o trabalho de agências como a CIA, a Agência Nacional de Segurança (NSA) e outras entidades.

A escolha de Ratcliffe, que foi prefeito de uma cidade no Texas e depois trabalhou como promotor, era muito criticada e os democratas reclamavam, principalmente, de sua falta de experiência.

Uma das funções do chefe de Inteligência é estabelecer prioridades entre todas as ameaças que o país enfrenta.

Até agora, as pessoas que ocuparam o cargo eram ex-diplomatas com experiência em questões de segurança nacional, militares da reserva, antigos funcionários do Pentágono ou pessoas com algum cargo de chefia em uma das agências de segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)