Jornal Estado de Minas

Rapper A$AP Rocky é libertado à espera de sentença na Suécia

O rapper americano A$AP Rocky foi colocado em liberdade nesta sexta-feira à espera de que o tribunal sueco que o julgou por violência durante uma briga dite a sentença, em 14 de agosto.

A$AP Rocky e outros dois acusados "não ficarão em prisão preventiva", declarou o juiz Per Lennerbrant nesta sexta, ao final da audiência de três dias na capital sueca.

"Obrigada de todo coração a todos os meus fãs, meus amigos e quem me apoiou nestas últimas semanas , foi uma experiência muito difícil e humilhante", escreveu o rapper em sua conta de Instagram, após quase um mês preso.

Mais cedo, a promotoria sueca pediu até seis meses de prisão pelo crime de violência em uma briga em que o músico se envolveu em 30 de junho em Estocolmo. Ele estava em prisão preventiva desde sua detenção.

O promotor Daniel Suneson alegou um ato voluntário, ao estimar que A$AP Rocky e os outros acusados agrediram a vítima, um afegão de 19 anos que os seguia insistentemente na rua.

O advogado do rapper, Slobodan Jovivic, declarou legítima defesa e pediu que ele seja absolvido.

"Estamos satisfeitos", disse Jovivic em coletiva de imprensa. "Tínhamos dois objetivos: um era que meu cliente fosse um homem livre hoje, e conseguimos isso, e agora esperamos uma absolvição dentro de 14 dias".

Mais de 640.000 pessoas assinaram uma petição on-line para pedir a liberdade do rapper.

O caso chegou a provocar tensões nas relações entre os Estados Unidos e a Suécia.

O presidente Donald Trump, que em julho acusou a Suécia de menosprezar os negros americanos, enviou seu emissário especial encarregado dos assuntos relacionados com reféns, Robert O'Brien.

.