(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indonésia levanta alerta de tsunami após forte terremoto perto de Java


postado em 02/08/2019 12:43

A Indonésia levantou um alerta de tsunami provocado por um forte terremoto que abalou a costa sul da populosa ilha de Java e que levou os moradores a deixar suas casas às pressas.

"O alerta de tsunami acabou", afirma o comunicado da agência nacional indonésia de desastres naturais.

O terremoto de magnitude 6,8 foi a 147 km de Labuan (sudoeste da ilha de Java), a uma profundidade de 42 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A agência indonésia inicialmente indicou se tratar de um terremoto de magnitude 7,4 a uma profundidade de 10 quilômetros, o que poderia gerar um tsunami.

Moradores de Jacarta deixaram suas casas quando os prédios da capital tremeram pela força do terremoto.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas que se formou pela convergência de três grandes placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e euroasiática), está localizada no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica.

No ano passado, um terremoto de 7,5 seguido de um tsunami em Palu nas Celebes deixou mais de 2.200 mortos e milhares de desaparecidos.

Em 26 de dezembro de 2004, um violento terremoto de magnitude 9,1 atingiu a província de Aceh, no extremo oeste do arquipélago indonésio, e causou um tsunami em todo o Pacífico, que deixou mais de 170 mil mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)